A Patrícia Teixeira © Copyright 2019 All rights reserved

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Bebés: quando iniciar a escovagem dos dentes?

     

 

 

    Afinal quando devemos iniciar os cuidados com a higiene oral nos bebés? Esta é uma dúvida extremamente frequente e pertinente, afinal muitas vezes falamos apenas "em escovar os dentes" e os bebés nascem sem eles, o que deixa na dúvida os novos papás. A questão é que a higiene oral não se limita à lavagem dos dentes, as gengivas e a língua também devem ser limpos, o tecido da cavidade oral está em constante mudança pelo que existem sempre células mortas para eliminar e as bactérias começam a colonizar a boca dos bebés muito cedo.

   Devemos iniciar a higiene no bebé assim que ele nasce, mesmo sem dentes devemos proceder à limpeza das gengivas, cantinhos da boca e língua com uma compressa humedecida (com soro fisiológico ou água fervida/filtrada) pelo menos 2 vezes por dia. Em vez das compressas, pode-se usar uma dedeira/dedaleira. Começar de pequenino permite, também, ensinarmos ao bebé a rotina de lavar os dentes e será mais fácil de criar o hábito ao longo do tempo.

  Assim que nasce o primeiro dente devemos manter os cuidados de higiene oral com compressas humedecidas, dedaleiras/dedeiras ou uma escova pequena bem macia, e ainda uma pequena porção de pasta dentífrica (do tamanho do dedo mindinho do bebé, para no caso de engolir não haver problema ou uma pasta adequada para a idade, sempre em pequenas porções). 

     Em caso de dúvida consultem sempre o médico dentista e/ou pediatra.

     E vocês já iniciaram a higiene oral no vosso bebé?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now