Tenho arritmia e consegui voltar a treinar

28.03.2019

Um dos objetivos que estabeleci para este ano de 2019 foi voltar a treinar! Para muitos pode ser um tarefa simples de colocar em prática, para mim requer uma grande dose de coragem a cada treino. Voltei aos treinos pela primeira vez desde que confirmei o meu diagnóstico de arritmia cardíaca, embora já tenha treinado antes com esta patologia, agora que está confirmada é bem mais assustador!

A primeira vez que senti esta alteração do ritmo cardíaco tinha 16 anos...foi num treino para fazer parte de uma equipa de volley federado; boas notícias: o treinador gostou de mim e fui selecionada, más notícias: depois daquela sensação que durou mais que uma hora, tive medo e não voltei...Após anos e anos de exames e idas para o hospital nunca me detectaram a arritmia pois quando faziam o ecg (electrocardiograma) o coração já estava no ritmo normal!

Depois que confirmei esta alteração do ritmo cardíaco com exames, durante a minha gravidez, o meu medo disparou imenso, queria voltar a treinar mas era e é super assustador. Estou autorizada pelo meu arritmologista a praticar exercício físico praticamente sem restrições e tomo medicação (beta-bloqueadores) para ajudar a controlar o ritmo cardíaco.

Quem vive com isto sabe o quão assustador e limitante é, a qualquer momento, em qualquer lugar podemos ter uma crise, a treinar essa probabilidade está aumentada porque estamos a aumentar os batimentos. Eu adoro treinar, adoro fazer aulas de grupo, mas sei que tenho que ir com calma, aos poucos para me habituar ao esforço e para lidar com o meu medo. Há alturas que os treinos correm lindamente e dá vontade de aumentar o esforço,  há outras que não é assim tão fácil.

Mas sabem uma coisa? O medo não se limita apenas à fase durante o treino, no pós treino também há receios... não sei se há alguém desse lado, a ler esta publicação que passe pelo mesmo...se há, a mensagem que eu quero passar é para enfrentar os medos, os receios! O exercício físico é uma coisa boa, quando praticado com segurança e sabendo os nossos limites! 

As crises vão surgir, eventualmente, quer a gente queira ou não, portanto vamos aproveitar os momentos sem elas ;)

Cada treino é uma pequena, grande vitória e SE EU CONSIGO, TU TAMBÉM CONSEGUES!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

A Patrícia Teixeira © Copyright 2019 All rights reserved

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now