A Patrícia Teixeira © Copyright 2019 All rights reserved

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Actividades para bebés de 2 anos

09.05.2019

Entreter as crianças nem sempre é uma tarefa fácil, eles querem estar em constante movimento, necessitam de estímulos a toda a hora, têm uma energia brutal que cansa qualquer adulto (o que é bom, pois quando eles estão muito sossegados algo não está bem).

Às vezes sentimos que nos faltam ideias de brincadeiras para eles fazerem, sinto isso constantemente, pois algo que é uma novidade agora, em 5 minutos já se tornou aborrecido.

Parece que brincar é algo que surge naturalmente, mas para nós adultos isso não é bem assim, com a vida apressada que temos entramos num modo de sobrevivência para conseguir conciliar trabalho, família, vida financeira e bloqueamos a nossa capacidade de brincar, limitando a nossa criatividade, o que além de ser prejudicial para nós, adultos, também o é para os nossos filhos, tornando-se difícil pensar em coisas novas e diferentes para fazer com os pequenos.

 

Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento, mas normalmente aos dois anos há coisas que quase todos têm interesse, e é dessas brincadeiras que vamos falar hoje.

 

- Caminhar, Correr e saltar são actividades básicas mas que não deixam de ser actividades, hoje em dia com tanto estímulo electrónico, e tantos brinquedos no mercado, miúdos e graúdos tornam-se mais sedentários e quase esquecem estas brincadeiras. As crianças adoram movimentar-se, explorar os espaços e com dois anos já saltam ou começam a querer aprender a saltar. O movimento é muito importante quer para a saúde física como mental, de acordo com pesquisadores as crianças devem "mexer-se" pelo menos cerca de 90 minutos por dia. Passear e/ou correr vai permitir a exploração do meio envolvente, estimulando funções visuais e motoras dos bebés, mas as vantagens não terminam por aí, a actividade física melhora o humor, estimula o crescimento, melhora o apetite e ajuda a regularizar o sono. Podemos explorar diferentes locais e já acaba por ser diferente e novo para a criança, e mesmo que se passeie no mesmo local haverá sempre uma novidade para eles!

 

 

- Introduzam a música nas rotinas da criança - Nestas idades os mais pequenos adoram música, tanto aprender melodias como dançar. Existem inúmeras vantagens em mostrar melodias ao seu bebé, ajuda-os a melhorar a linguagem ouvindo as letras e tentando imitar, desenvolve as competências sociais e intelectuais.

A dança permite desenvolver muito a coordenação motora, o sentido de ritmo e equilíbrio e  ajuda na expressão das emoções.

Pode explorar músicas de outras culturas em conjunto, aumentando a diversidade e mostrando novas culturas ao seu filho(a). Além disso, o tempo de qualidade que passam juntos a cantar ou dançar fortalece os laços entre pais/filhos

 

 

 

 

- Optem pela pintura para explorar a criatividade, existem variadíssimos materiais adequados para a idade, tais como lápis de cera (kids safe), tintas à base de água, laváveis (aquarelas, guaches, ou marcadores). Para ser mais divertido e estimulante mude um pouco os cenários onde pinta, pode optar por "forrar" o chão com papel e deixar a criança expressar-se através das tintas!

Pegar nos pincéis, lápis e até colocar as mãos nas tintas, permite melhorar a motricidade e é extremamente divertido para os nossos filhotes, e até para nós. Através da pintura os bebés exploram as cores e texturas e é uma actividade que pode ser relaxante.

 

- Investam tempo em jogos de construção como: legos, puzzles e até plasticina, são actividades que despertam muito interesse nos bebés e são extremamente desafiadoras, ajudam a criança a desenvolver a motricidade, incluindo a motricidade fina, a coordenação e o intelecto. Estimula a atenção e concentração, bem como a criatividade e imaginação.

 

Normalmente, as crianças procuram muito este tipo de jogos, desperta imenso a curiosidade deles pelas diferentes formas e cores, e a variedade de opções que eles vêm para "resolver" os puzzles/legos/etc...

 

Vocês tinham noção das imensas vantagens destas actividades?? Não vamos colocar as nossas crianças em frente a ecrãs por ser mais simples para nós! Vamos mostrar-lhes o mundo de opções que existe, além de se divertirem ainda estão a aprender e a desenvolver-se de uma forma muito mais positiva e saudável.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now